Crenças de saúde em relação ao kefir se correlacionam com emoção e atitude: um estudo usando uma escala de emoji no Brasil
Highlights
- As emoções positivas aumentaram nos estímulos de reexposição relacionados aos benefícios do kefir para a saúde.
- A percepção do sabor ácido e da textura das bebidas lácteas adicionadas de kefir foi modificada.
- Os benefícios para a saúde por si só não podem melhorar a aceitação de bebidas misturadas com kefir.
Emojis podem ser usados para explorar emoções provocadas por alimentos, a fim de fornecer informações que possam apoiar o desenvolvimento do produto e as decisões de marketing.
Este estudo teve como objetivo avaliar a aceitação dos consumidores, a intenção de compra e as respostas emocionais às bebidas lácteas, com e sem adição de kefir, antes e após esses consumidores serem informados sobre a composição dos produtos (0%, 15%, 30% e 50% m/v) e alegações de saúde em relação ao kefir (testes cegos e informados, respectivamente).
As respostas emocionais foram avaliadas pelo uso de emojis dentro de um questionário RATA para quantificar a significância percebida dos emojis escolhidos.
No teste informado, a percepção dos consumidores sobre os atributos sensoriais das bebidas lácteas, como a percepção de um sabor ácido nas bebidas com kefir adicionado, mostrou ter mudado. No geral, os participantes atribuíram uma pontuação significativamente maior de aceitação e intenção de compra às bebidas de kefir após terem sido informados sobre seus benefícios à saúde.
Além disso, as expressões de emoção positiva aumentaram quando os participantes foram expostos a estímulos relacionados aos benefícios do kefir para a saúde, enquanto as expressões negativas de emoção diminuíram.
As bebidas mistas podem representar uma alternativa de bebida probiótica para consumidores que não gostam de kefir, mas desejam incluí-lo em suas dietas.
O trabalho foi publicado em 2020, na revista Food Research International, e você pode acessá-lo aqui.
Autores:
Vinícius Rodrigues Arruda Pinto
Camila Gonçalves Teixeira
Tatiana Santos Lima
Emille Rocha Bernardino De Almeida Prata
Márcia Cristina Teixeira Ribeiro Vidigal
Evandro Martins
Ítalo Tuler Perrone
Antônio Fernandes de Carvalho
Instituição:
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal de juiz de Fora
Parabéns ao grupo de pesquisa! 👏👏
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