Plant-based pra lá, plant-based pra cá…

Tenho quase certeza você já ouviu ou leu por aí algum assunto relacionado ao mercado ou produtos plant-based.

É, esse assunto está em alta mesmo.

Mas.. se você ainda não está por dentro desse universo, calma =)

Esse post vai te ajudar a entender um pouco desse mercado.

O que é de fato um produto plant-based?

Plant-based é o produto feito à base de plantas (e isso inclui tudo: flores, caule, raízes e brotos), com o intuito de ser uma alternativa aos produtos de origem animal.

Exemplos: são produtos alternativos à carne, iogurte, requeijão, leite, maionese, patê, queijo, entre outros.

Esse mercado está em pura expansão, indústrias de alimentos tradicionais e foodtechs estão a todo vapor trazendo novidades para esse segmento diante da alta demanda que têm se mostrado cada vez mais promissora.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo BHB e a DECODE, onde foram mapeado tendências e comportamento relacionados à alimentação, a alimentação plant-based sob um olhar digital foi o primeiro ponto abordado na pesquisa.

De acordo com análise de dados, o interesse do público por veganismo cresceu 941%, enquanto as visualizações no Youtube aumentaram 4,5 vezes no mesmo período. 

Se tratando do engajamento nas redes sociais, a maior parte do interesse está em informações (31%) e dicas (26%) para uma dieta plant-based.

Fonte: BHB foods e suplementos.
Essa demanda está pautada principalmente pelos seguintes fatores:
  • Sustentabilidade
  • Saudabilidade
  • Bem-estar animal
  • Experiências de consumo diferenciadas

E o que é interessante de se observar é que:

O foco dessa categoria vai muito além do público vegano e vegetariano. A categoria engloba

  • Pessoas com intolerâncias ou alergias alimentares, o que torna o produto mais inclusivo
  • Que querem reduzir o consumo de produtos de origem animal, mais conhecidos como flexitarianos
  • Pessoas preocupadas com o bem-estar animal e sustentabilidade
  • Pessoas que estão buscando uma dieta ambientalmente mais equilibrada
  • Consumidores que estão abertos a novos sabores e experiências
  • E por aí vai =)

Apenas o segmento de proteínas alternativas, incluindo as da categoria plant-based, já é responsável por girar mais de US$ 3 bilhões por ano, com previsão de valer US$ 6,4 bilhões até 2023.

De acordo com o The Good Food Institute.

Desde os primeiros lançamentos, o segmento contou com inovações importantes em termos de textura, sabor, nutrição e diversidade de ingredientes, tornando os produtos plant-based atrativos para um público bastante amplo e variado.

Com o crescimento do mercado, hoje já existem opções para substituir hambúrgueres, frangos, peixes, camarão, laticínios, snacks e até para ovos, acredita?

É, isso mesmo…

Ciência, tecnologia e engenharia de alimentos meu amigo! =D

Tá! Mas do que é feito tudo isso?

Embora a soja seja um substituto ou alternativa comum à carne há décadas, a queridinha do momento é a proteína de ervilha, devido seu bom perfil de aminoácidos e por ser facilmente digerida.

Mas não para por aí, o céu é o limite, né?

Nos alimentos e bebidas com adaptogênicos, de grande apelo junto ao público que espera benefícios holísticos para o corpo e para a mente, plantas como ashwagandha, maca, tulsi e ginseng são utilizadas na composição dos produtos plant-based.

Quanto ao segmento de bebidas, no mercado brasileiro, as fabricadas à base de amêndoas têm maior destaque, liderando a categoria de bebidas vegetais.

Outros ingredientes comuns são caju com coco, inhame e aveia.

Outros ingredientes utilizados para os produtos plant-based incluem castanha de caju, nozes, coco, batata, semente de gergelim, feijão, grão de bico, lentilha, amendoim, cogumelos e outros.

Com o crescimento, o mercado de ingredientes, indústrias e centros de pesquisa vem se mexendo para oferecer novos ingredientes e tecnologias para aperfeiçoar e melhorar os produtos.

Ainda tem muita coisa por vir, mas esforços estão sendo tomados para deixar os produtos cada vez mais atraentes no que diz respeito aos ingredientes e a parte sensorial (textura, sabor, cor).

Confira o que você já pode encontrar por aí

NOT MILK INTEGRAL 1 L
NOTMILK INTEGRAL 1L da NotCo.

É leite, só que não.

Salsicha, da linha Incrível da Seara

É salsicha, só que não.

É incrível pensar que existe uma salsicha que não é bem uma salsicha, mas é uma salsicha, né? 😀

É.. parece coisa do futuro mesmo, e é.

Confira o manifesto da fazendo futuro sobre esse assunto.

Manifesto Fazenda Futuro

Aquela hora eu disse que até para ovos já tinha alternativa, né?

Era sério! 😛

Conheça o N.OVO, da granja mantiqueira.

Linha N.OVO, da Mantiqueira

Regulamentações de produtos plant-based

Ainda não há no país regulamentações totalmente estabelecidas para essa categoria.

A ANVISA mostra-se atenta à prevenção de situações que possam levar ao engano e à confusão do consumidor. Assim, ao lançar um novo produto, as marcas só podem fazer uso de termos expressamente definidos.

Quanto a esse aspecto, o PL 2876/2019, de autoria do deputado Nelson
Barbudo (PSL-MT), protocolado na Câmara dos Deputados no ano passado e
encaminhado para a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) é um projeto
de lei que objetiva proibir que produtos de origem não animal sejam
vendidos com o uso do termo “carne”.

Como resposta, empresas que atuam no setor de produtos alimentícios
vegetais se mobilizaram para terem o direito de utilização de termos
como “carne” e “hambúrguer”, por exemplo.

Sim! Esse assunto ainda é bastante complexo e deve ser debatido e avaliado para que possa fortalecer a categoria.

Não é uma tendência, mas sim uma realidade de um mercado bastante promissor e com inúmeras oportunidades.

Perspectivas para o mercado plant-based

No Brasil, esse mostra-se um segmento atrativo tanto para novas empresas e foodtechs quanto para que marcas já consolidadas ampliem seu portfólio para atender a essa demanda crescente de mercado.

Há alguns desafios a serem vencidos, sobretudo em termos de sabor, conveniência e preço, no entanto, já há diversas pesquisas e tecnologias em desenvolvimento para sanar essa demanda.

Nos próximos anos, produtos como queijos, iogurtes e sorvetes plant-based também deverão se tornar mais comuns, além de bebidas e alimentos com apelo multifuncional (para energizar, elevar a imunidade, relaxar, etc.).

Outra oportunidade está nas proteínas naturais adoçantes plant-based para a fabricação de produtos sem açúcar, especialmente em um cenário com diversas metas de redução do uso e do consumo desse ingrediente.

Em relação ao preço, ainda está bem elevado em comparação aos produtos de origem animal, pelo fato da categoria plant-based ter uma tributação muito elevada.

Quando for possível competir com os produtos de origem animal com paridade na tributação, o preço final ao consumidor será reduzido.

Afirma o presidente da NotCo Brasil

Pelos benefícios à saúde, apelo ambiental, por sua fonte de produção mais sustentável e pela experiência gustativa e sensorial diferenciada, os produtos à base de plantas encontram aderência junto a diversos públicos que, conforme muitas pesquisas, está disposto a consumir mais esse tipo de alimento ou bebida, especialmente se o seu custo se mostrar mais próximo às opções similares de origem animal.

Nos próximos anos, com certeza esse mercado deverá estar mais capilarizado e fortalecido.

Vamos acompanhando! =D

Grande parte desse post foi baseado no e-book Plant-Based – cenários e perspectivas no Brasil, disponibilizado gratuitamente pela Food Connection, onde é só você se cadastrar e começar a ter acesso a muuuito material de qualidade. Vale a pensa, viu? Vai lá, cadastra, é rapidinho.

Também acompanhe o BHB foods e suplementos , onde você irá encontrar diariamente notícias do mercado de alimentos, bebidas e suplementos.

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