POTENCIAL BIOATIVO DO RESÍDUO OBTIDO DO PROCESSAMENTO DO SUCO DE UVA (Vitis labrusca L.) E SEU EFEITO CITOTÓXICO EM CÉLULAS DE CÂNCER COLORRETAL
A geração de resíduos provenientes da vitivinicultura vem crescendo nos últimos anos, fato relacionado com o aumento da produção de vinhos e sucos.
Durante a elaboração do suco de uva, na etapa de maceração, os compostos
fenólicos são transferidos para o mosto, no entanto, grande parte destes
compostos ainda permanece nos tecidos vegetais.
O consumo de alimentos ricos em polifenóis está associado à prevenção de várias patologias crônicas, incluindo doenças carcinogênicas.
A capacidade dos compostos fenólicos em exercer ações benéficas está estritamente relacionada à sua bioacessibilidade e consequente biodisponibilidade.
Avaliar as possíveis transformações químicas que os compostos fenólicos podem sofrer durante a digestão é importante para entender seus efeitos biológicos.
Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar a composição fenólica do resíduo de uva Bordô e Isabel, o efeito da digestão in vitro na concentração de fenólicos e sua atividade citotóxica em células de câncer colorretal (Caco-2).
A variedade de uva influenciou na composição fenólica dos resíduos. Os
resíduos de uva submetidos à simulação gastrointestinal apresentaram menor concentração de compostos bioativos.
Os resíduos de uva Isabel e Bordô inibiram a proliferação de células de adenocarcinoma do cólon, no entanto, após a digestão in vitro os resíduos de uva não apresentaram efeito citotóxico na linhagem de câncer de cólon.
Os resultados sugerem que este resíduo apresenta potencial para ser aplicado no desenvolvimento de novos produtos, no entanto maiores estudos são necessários para avaliar o potencial biológico desta matriz após a simulação gastrointestinal.
Autores:
Isabel da Silva Haas
Trilicia Margarida Gomes
Isabela Maia Toaldo
Márcia Goettert
Marilde T. Bordignon-Luiz
Instituição:
Universidade Federal de Santa Catarina
O trabalho foi apresentado no XXI Encontro Nacional e VII Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Clique aqui e veja o trabalho completo.
Parabéns ao grupo de pesquisa! 👏👏
Apoie e compartilhe a ciência nacional.
Acesse outras pesquisas já publicadas no Projeto Jaleco Furado aqui.
Artigos Relacionados
0 Comentários