O mito do mapa da língua. Isso mesmo!

Você provavelmente se lembra daquele diagrama dos gostos – A língua rosa com diferentes regiões marcadas para os diferentes gostos básicos.

Na época, tudo parecia fazer sentido, mas acontece que não é tão simples assim.

Hoje sabe-se que diferentes regiões da língua podem detectar todos os gostos básicos. As papilas gustativas também são encontradas em outros lugares – no céu da boca e até na garganta.

Temos em média cerca de 8.000 papilas gustativas e cada uma contém uma mistura de células receptoras, permitindo que provem qualquer um dos gostos básicos.

Embora algumas regiões sejam um pouco mais sensíveis a certos gostos, essas diferenças são mínimas.

Nossos pensamentos e memórias também desempenham um papel na percepção do paladar.

Nossas preferências, experiências, expectativas e motivações podem impactar como nos sentimos em relação a um gosto.

Em outras palavras, nossa análise sensorial é muito mais complexa do que o mapa da língua nos faria acreditar.


Os alimentos, além de cumprir sua função nutritiva, também provocam sensações de prazer e bem-estar. Não à toa, o consumidor busca por alimentos que despertem essas sensações, com seu aroma, cor e sabor.

E é exatamente nesse ponto que entra a análise sensorial de alimentos.

Na área de alimentos, a análise sensorial é de extrema importância, por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto de acordo com a preferência e a percepção dos consumidores, valendo-se de atributos sensoriais.

Importante ressaltar que a qualidade sensorial não é uma característica do alimento, mas, sim, resultado da interação entre indivíduo e alimento. As características do alimento, como textura, aroma, cor e sabor, interagem com as condições psicológicas, sociológicas e fisiológicas da pessoa.

Se você gosta dessa área e quer saber mais sobre análise sensorial, então você tem que acompanhar a Giovanna Paiosin (@sensorialalimentos) que é especialista no assunto. No instagram dela você vai encontrar análises detalhadas (de maneira super didática!) sobre diversos produtos do mercado.

E também a Aline Bortoletto (@aline_bortoletto) que é expert em bebidas, com especialização em psicologia cognitiva e compartilha no instagram muito conteúdo sobre análise sensorial em bebidas alcoólicas, vale a pena seguir.

Ainda, de 24 a 26 de novembro de 2020 vai acontecer o I Congresso Latino-Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor (@senselatam2020).

O evento integrará profissionais e cientistas experientes, jovens e estudantes que utilizam as ferramentas sensoriais para explorar novos horizontes e as fronteiras do conhecimento.

Será um grande momento para promover a disseminação de ações desenvolvidas pelas universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas.

As percepções sensoriais e respostas afetivas desempenham um papel crucial em muitos setores, como alimentício, cosmético, farmacêutico, químico e têxtil, por contribuir para a sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural para apoiar o bem estar do consumidor.

As inscrições já estão rolando. Entra aí e confira @senselatam2020

Referências:

https://www.bbc.com/future/article/20171012-do-our-tongues-have-different-taste-zones

https://www.brainfacts.org/thinking-sensing-and-behaving/taste/2018/do-different-parts-of-the-tongue-taste-different-things-010319


Nos acompanhe! 🙂

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