Vamos entender, de maneira mais ampla, quais são os reais benefícios do processamento de alimentos
No post anterior abordamos sobre a definição de alimentos processados e alguns dos motivos que nos fazem processar os alimentos.
Primeiramente, é importante destacar:
Os alimentos industrializados são alimentos processados por meio da atividade industrial, ou seja, da transformação de gêneros alimentícios em produtos comercializáveis, por processamentos que utilizam por exemplo, máquinas, equipamentos e força de trabalho contratada.
Alimentos industrializados não são exclusividade das grandes empresas, eles podem ser produzidos em pequena ou grande escala.
Atualmente, tratamos alimentos e bebidas produzidos em pequena escala como “artesanais“.
E tratamos como alimentos industrializados, quando se trata de produção em grande escala, já que lembramos de grandes indústrias, por exemplo.
Entretanto, o importante é saber que:
Tanto o alimento ou a bebida produzidos em pequena quanto em escala industrial podem trazer benefícios, qualidade e conveniência para o consumidor, sendo assim,
não é a escala em que o produto é produzido que irá ditar sua qualidade.
Em seguida, podemos listar como benefícios do processamento de alimentos:
A qualidade do alimento:
Alimentos processados são produzidos a partir de sistemas destinados a manter um padrão de qualidade para os produtos elaborados, além de garantir a sua conservação dentro do prazo de validade.
Disponibilidade:
Facilita o transporte e armazenagem desde a fábrica até o varejo, sem alteração do produto, além de disponibilizar de alimentos fora da época de colheita.
Conveniência:
Facilitam as preparações culinárias nos lares e nos restaurantes, permitem estocar alimentos para uso no momento desejado e propiciam economia de esforço e tempo no preparo das refeições.
Segurança:
Os alimentos in natura podem conter micro-organismos com potencial de causar doenças, também chamados de patogênicos, assim, alimentos processados são desenhados de forma a controlar os perigos biológicos, preservando a saúde do consumidor.
Desenvolvimento social:
As indústrias de alimentos e bebidas cumprem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Brasil. São mais de 47 mil empresas, grande maioria de micro e pequenas indústrias, empregando milhares de pessoas.
Ainda,
Cabe destacar que o Ministério do Desenvolvimento Agrário realiza o programa da agroindústria.
O Programa de Agroindústria apoia a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da sua produção, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural, garantindo a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas direta e indiretamente pelo Programa.
A seguir, no vídeo da FAO, é discutido a importância do processamento de alimentos e comenta-se sobre as várias tecnologias de processamento para viabilizar melhores produtos, assista:
Se quiser conhecer mais exemplos dos benefícios do processamento de alimentos para a saúde, economia e desenvolvimento e inclusão social, clique aqui.
Que tipo de processamento você realiza em casa para retardar a degradação dos alimentos?
Referência:
https://alimentosprocessados.com.br/alimentos-processados-beneficios.php
Artigos Relacionados
0 Comentários