Sabia que grande maioria dos alimentos que ingerimos são alimentos processados?
O termo “alimento processado” vem sendo confundido e usado de uma forma inadequada para definir alimentos de qualidade e valor nutricional inferiores.
Mas, de fato, o que são alimentos processados?
De maneira geral, podemos definir como: “alimentos modificados do seu estado original por meio de uma grande variedade de tipos de processamento”
Ou seja, qualquer alimento que sofrer alguma modificação intencional antes de ser consumido é considerado um alimento processado. Interessante né? 😉
Essas modificações incluem: desidratar, resfriar, congelar, fatiar, fritar, macerar, cozinhar, dentre tantas outras. E isso muitas vezes fazemos na nossa própria casa, para diversas finalidades.
Torrar o pão, picar e congelar frutas e carne, fazer uma conserva de vegetais, tudo isso são exemplos de alimentos processados.
Nós modificamos os alimentos para:
- Conservar por mais dias;
- Tornar a comida própria para o consumo;
- Manter o frescor dos alimentos;
- Facilitar o manuseio e transporte;
- Criar alimentos derivados do alimento no seu estado original;
- Entre tantas outras finalidades.
Processar alimentos é uma prática que há séculos a humanidade realiza, para não deixar os alimentos estragar tão rápido, para criar alimentos diferentes.
O pão, o queijo e a cerveja são exemplos de alimentos processados que foram criados há milhares de anos, continuam bem aceitos na sociedade e atualmente existe uma diversidade imensa desses produtos.
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo.
Referência:
https://alimentosprocessados.com.br/alimentos-processados-o-que-sao.php
Artigos Relacionados
0 Comentários